Comércio electrónico transfronteiriço em África: Benefícios, Barreiras e Negócios com enfoque nos Países de Língua Portuguesa
Anúncio em resumo
|
Justificação do programa
Os recentes acontecimentos mundiais, como a pandemia de Covid-19, as subsequentes restrições na cadeia de abastecimento e a guerra na Ucrânia obrigaram as empresas, incluindo as micro, pequenas e médias empresas (MPME) em África, a operar num ambiente sem precedentes. Por exemplo, durante o auge da pandemia, as medidas de mitigação forçaram os empresários e os clientes a separarem-se e alteraram os hábitos/preferências de compra dos consumidores, os constrangimentos da cadeia de abastecimento aumentaram a tensão ao limitarem a disponibilidade de bens e a guerra na Ucrânia contribuiu para o aumento dos preços e para uma incerteza adicional. A partir destas dificuldades, o comércio digital e, mais especificamente, o comércio eletrónico, provaram ser instrumentos de atenuação fundamentais para as empresas, especialmente as MPME, se adaptarem a estas dificuldades, manterem relações comerciais e com os clientes e alcançarem novos mercados que anteriormente eram inatingíveis.
No entanto, embora o comércio eletrónico (e o comércio eletrónico transfronteiriço) esteja presente em todos os países africanos, o seu poder e alcance continuam a ser limitados. De facto, África continua a ser a região do mundo com o nível mais baixo de penetração da Internet e de utilização de ferramentas digitais. É neste contexto que a Comissão Económica das Nações Unidas para África, através do Centro Africano de Política Comercial, iniciou um projeto para conceber um curso virtual destinado a reforçar as capacidades dos intervenientes no mercado digital africano, com especial incidência nos países africanos de língua portuguesa. Para ajudar as empresas a ter êxito no mercado digital transfronteiriço de África, é fundamental reforçar as capacidades dos decisores políticos, das partes interessadas e dos proprietários de empresas, ajudando-os a compreender todos os aspectos da economia digital e permitindo-lhes participar na transformação digital.
Tendo em conta a importância crescente da tecnologia digital e do comércio eletrónico transfronteiriço, este curso procura responder a várias questões aprofundadas sobre o comércio eletrónico, começando por "o que é o comércio eletrónico?" e "o que é a digitalização e a transformação digital?". Em seguida, explora outros tópicos relevantes para ajudar as empresas africanas a integrar o mundo digital nos seus modelos de negócio, como a privacidade e a proteção de dados, o panorama da concorrência, a logística e a inclusão.
Objectivos
Especificamente, este curso procura reforçar as capacidades dos decisores políticos, das partes interessadas, como a sociedade civil, e dos agentes do sector privado e dos proprietários de empresas MPME interessados em participar no comércio eletrónico transfronteiriço. O curso explora vários aspectos do comércio eletrónico e do mercado digital através de cinco módulos interactivos com lições individuais.
Para mais informações
Ler mais... Inscrever-se online...